Fachin avalia antecipar voto para acelerar julgamento de Moraes e pode propor afastamento do ministro

Fachin paralisa processos do Master e do INSS

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, avalia antecipar seu voto como relator na abertura da sessão extraordinária de terça-feira (15). A sessão vai analisar o pedido de abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, motivado por suspeitas de relações com o banqueiro Daniel Vorcaro.

Ao apresentar o voto logo no início da sessão, Fachin busca evitar eventuais manobras de aliados de Moraes que pretendam prolongar os debates formais sobre a condução do processo pelo ministro André Mendonça.

Ao expor sua posição de imediato e colher os votos dos demais ministros na sequência, Fachin pretende consolidar uma maioria já no início dos trabalhos.

Nos bastidores, também apurou-se que Fachin tende a sugerir o afastamento temporário de Alexandre de Moraes do STF caso o Plenário dê aval à abertura das investigações.