Um vídeo viralizou de um passageiro fazendo imagens aéreas enquanto sobrevoava Caldas Novas. No vídeo, ele confunde o formato da Serra de Caldas com um vulcão. Porém, essa possibilidade é 100% afastada após diversos estudos que foram feitos na região.
Segundo o hidrogeólogo Fábio Floriano Haesbaert, a dúvida se as águas quentes de Caldas Novas eram provenientes de um vulcão ficou em evidência até a década de 1960. Ele explica que a Serra como é vista hoje não foi formada após uma tentativa de abortar uma erupção vulcânica e, sim, foi moldada diante das mudanças no solo que ocorreram ao longo de bilhões de anos. O chefe do Parque Estadual da Serra de Caldas, Maurício Vianna Tambelline, complementa que, apesar da semelhança no formato, há alguns aspectos que diferenciam a Serra de Caldas com um vulcão. A ausência de bordas no topo e do interior fundo, que seria por onde passaria a lava expelida do interior terrestre, por exemplo, afastou por completo a existência da estrutura geológica.
Fábio Haesbaert explica que, com o passar dos anos, as mudanças geológicas formaram rachaduras profundas na crosta da região. Essas fissuras podem atingir até 1 mil metros de profundidade. Isso explica o porquê da água na região de Caldas Novas e Rio Quente ter uma temperatura elevada.
Relacionadas
Morre apóstolo Rina, líder da Igreja Bola de Neve, após grave acidente
Depois de xingar Musk, Janja cancela participação em evento
Presidente Vladimir Putin: “Usaremos armas NUCLEARES se um míssil inimigo for lançado em direção à Rússia”