29 de novembro de 2021, 14:34h

Finados no Cemitério Municipal de Trindade teve lembrança da Prefeitura sobre os túmulos, missas e a presença do prefeito Marden Júnior e sua família

Visitantes encontraram cemitério bem cuidado e limpo, com tendas para proteção, equipe de emergência em saúde, trânsito controlado, missas, e delicados arranjos de flores com uma mensagem do prefeito Marden Júnior nos túmulos: “Ficaram saudades e boas lembranças que, com as bênçãos de Deus, nos estimulam a superar as turbulências de hoje e a construir um amanhã melhor”

A celebração do Dia de Finados no Cemitério Municipal de Trindade foi assistida de perto pelo prefeito Marden Júnior, acompanhado por familiares. Eles participaram da missa das 8 horas, a primeira das quatro agendadas no local, celebrada pelo padre João Bosco de Deus, da Igreja Matriz de Trindade.

Muitas pessoas visitaram o cemitério desde as primeiras horas do dia. Elas foram surpreendidas por delicados arranjos de flores depositados pela Prefeitura sobre os túmulos, com um cartão do prefeito e a mensagem: “Ficaram saudades e boas lembranças que, com as bênçãos de Deus, nos estimulam a superar as turbulências de hoje e a construir um amanhã melhor”.

A Prefeitura disponibilizou tendas para que os visitantes pudessem se abrigar da chuva, geralmente presente no Dia de Finados, e que caiu logo pela manhã, protegendo também quem assistia as missas. Tambores foram colocados em pontos estratégicos para que os visitantes pudessem colocar o lixo gerado na visitação.

Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito organizaram o tráfego na região próxima do Cemitério, no Setor Cristina.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi escalada para atender pessoas que necessitassem de avaliação urgente, realizando a aferição da pressão arterial, por exemplo, e ofertando cadeiras de rodas para eventuais casos de mal-estar, ou para pessoas com locomoção limitada e que precisassem entrar no cemitério apoiadas por cadeiras de rodas.

Aspersão de álcool e controle de temperatura também foram realizados por conta do controle da pandemia de Covid-19. Este ano, com o avanço da vacinação em Trindade, o cemitério foi totalmente liberado para visitação no Dia de Finados, diferente do ano passado.

“Dia de rezar”

Marden Júnior definiu a dada como “dia de relembrar todas as pessoas de nossa família, todos os nossos amigos que se foram, mas que deixaram um legado de muitas vitórias, conquistas, de muitos desafios vencidos na terra. Dia de rezar pelos que ficaram aqui e lembrar dos que se foram”.

Ele enfatizou que o cemitério foi preparado “com muito carinho e dedicação para receber os trindadenses que visitam o lugar, dando a eles um pouco mais de conforto no momento dessas famílias prestarem homenagens aos entes queridos. Foi um prazer enorme organizar para esse Finados”, disse. Sobre a chuva que caiu, o prefeito lembrou que é tradição nessa data. “Chuva é alegria, é saúde, é vida. E a gente tem que celebrar a nossa vida”, finalizou.

A chuva abençoada, mansa, na hora da missa, foi classificada pelo celebrante Padre João Bosco, como “Deus abençoando todos nós”.

Ele destacou que “o Dia de Finados para nós, cristãos, é dia de ressurreição, dia de vida eterna, não é dia de tristeza, de ficar em casa lamentando quem já se foi. É dia de celebrar, seja em casa, na igreja, na visita ao cemitério, é dia de lembrar que somos homens e mulheres espirituais, pessoas de Deus, e que um dia estaremos lá, junto do Pai. É dia de pensar em ressurreição”.

Satisfação
Entre os visitantes, a professora Mirna Gleides Rodrigues, disse que achou o cemitério muito bem cuidado, acolhedor. “Eu nem gosto de vir em cemitério, mas achei o lugar agradável, e considerei muito gratificante ver uma lembrança aos que se foram ser colocada sobre os túmulos”, afirmou, se referindo ao ramo de flores e ao cartão deixados pela Prefeitura.

Na mesma linha, a dona de casa Vânia Rodrigues Soares, aprovou tudo o que foi realizado para deixar o Cemitério pronto à visitação. “O prefeito está de parabéns. Encontrei tudo limpo, pintura nova. Nada desagradável. Nunca tinha visto uma lembrança assim no túmulo do meu esposo, fiquei muito emocionada. Li, fiquei satisfeita e pedi a Deus por ele, que é um prefeito jovem”, relatou.

A aposentada Célia Chaves também saiu satisfeita da visita ao cemitério na manhã de terça. “Está tudo muito organizado, a lembrancinha no túmulo era pequenina, mas muito valiosa para a gente”, declarou Célia.

Para Júlio da Silva, o cemitério estava bem melhor que em outros anos. “ A estrutura está muito boa, melhor organizado que antes. A prefeitura está de parabéns. Esse Cemitério era bem desleixado, hoje não está mais assim”, frisou.

Foi a mesma impressão que teve outra visitante, a manicure Divina Eterna de Jesus. Mas ela fez questão de destacar o agradecimento pela lembrança deixada nos túmulos. Para ela, foi um gesto que consolou “famílias q deue não têm condições de levar uma homenagem para colocar nos túmulos”.

O comerciante Elmo Assis elogiou a limpeza e principalmente a reforma da capela. Sobre o arranjo de flores considerou “um gesto muito bonito do prefeito”. Também foi a limpeza que chamou a atenção do eletricista Mário Vieira, e da aposentada Lúcia de Jesus, que classificaram o espaço como “bem organizado, limpinho, muito bom”.