Após 25 anos a ilha de Taiwan volta a sofrer com um terremoto de grande magnitude. Um forte terremoto de magnitude 7,7 foi sentido em Taiwan, na noite desta terça-feira (2) — manhã de quarta-feira (3), pelo horário local. Autoridades emitiram alertas de tsunami para o Japão e para as Filipinas.
Emissoras de TV de Taiwan afirmaram que alguns edifícios desabaram na cidade de Hualien, com pessoas presas entre os escombros. Deslizamentos também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia.
Até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre feridos. A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Ondas de até três metros podem atingir a ilha japonesa de Okinawa, de acordo com e emissora japonesa NHK. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.
A NHK disse ainda que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan.
O governo das Filipinas também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície. Um segundo tremor de magnitude 6,6 foi registrado 13 minutos depois do primeiro.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo