A especialista em ciclones tropicais da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Anne-Claire Fontan, disse, hoje (28), que a expectativa é que o Furacão Melissa cause uma catástrofe ao atingir a Jamaica, com marés de tempestade, inundações repentinas e deslizamentos de terra. Para ela, será a pior tempestade a atingir a ilha caribenha neste século. A tempestade de categoria 5, a mais forte possível na escala Saffir-Simpson, trará rajadas de vento de mais de 300 quilômetros por hora e devastação generalizada na ilha, onde as autoridades determinaram evacuações. “É uma situação catastrófica esperada na Jamaica”, disse Anne-Claire em entrevista coletiva em Genebra. “Para a Jamaica, será, com certeza, a tempestade do século.”
Um terço da Jamaica já está sem luz
O furacão Melissa, classificado como categoria 5 na escala Saffir-Simpson, provocou apagões generalizados e mortes na Jamaica antes mesmo de atingir o território com força total. Um terço da população está sem energia elétrica. Considerada a tempestade mais intensa registrada no mundo em 2025, Melissa avança lentamente pelo Mar do Caribe com ventos sustentados de até 295 km/h e rajadas acima de 300 km/h, devendo cruzar a ilha em diagonal hoje (28). A passagem do furacão deve causar chuvas acumuladas de até 1 metro no leste do país e marés de tempestade entre 4 e 6 metros na costa sul.
Até o momento, foram confirmadas sete mortes no Caribe, sendo três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana, além de um desaparecido. As mortes em território jamaicano ocorreram durante os preparativos para o impacto: eletrocussões e acidentes com galhos de árvores caídos.


Relacionadas
Com atuação histórica de Messi, Argentina vence Argélia na estreia da Copa
Com show de Haaland, Noruega vence Iraque na estreia da Copa
Atuação da PGDF garante economia de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos