Futebol no leste europeu: Uma paixão que vai “além do dinheiro”

O futebol no leste europeu é uma paixão que vai muito além das quatro linhas. Os torcedores locais são conhecidos por serem extremamente fervorosos e apaixonados pelo esporte, transformando as partidas em verdadeiras batalhas dentro e fora do campo.

Vale lembrar também que os investimentos nos clubes nessa parte do continente costumam ser muito limitados. As empresas ligadas ao futebol, em sua maioria, procuram clubes e ex-atletas de maior relevância, isto é, ex-jogadores e clubes que estejam inseridos nos grandes centros do futebol.  Esse é o caso dos sites de apostas esportivas, como o https://br.netbet.com/ por exemplo, que possui parcerias com importantes clubes e também personalidades do esporte mundial.

Entretanto, mesmo estando longe dos grandes centros europeus do mundo do futebol, países como Polônia, Romênia, Ucrânia e Sérvia cansam de nos dar exemplos positivos de como o futebol é capaz de unir as pessoas, e isso vai muito além do dinheiro das equipes ou mesmo dos títulos.

Torcidas fanáticas é marca registrada em grandes equipes no Leste Europeu

Como já mencionamos, não existem grandes estrelas dentro do futebol no leste europeu, diferente do que ocorre aqui e também na Europa ocidental, onde os jogadores brasileiros são lembrados e tidos como lendas no mundo todo, como vimos recentemente no caso do rei Pelé.

Bom, o futebol no leste da Europa pode não ter grandes lendas, é verdade,  mas suas torcidas fazem um verdadeiro show nas arquibancadas. Selecionamos algumas das mais fanáticas aqui:

  • Estrela Vermelha

A torcida do Estrela Vermelha é uma das mais conhecidas do leste europeu. Com sede em Belgrado, capital da Sérvia, a torcida é composta por milhares de fãs de um dos times mais tradicionais do país, com mais de 70 anos de história. A torcida é conhecida por suas coreografias impressionantes e por sua lealdade incondicional ao clube, chegando a viajar para fora do país para apoiar o time em partidas internacionais, promovendo uma verdadeira “invasão” nos estádios adversários.

  • Dínamo Zagreb

A Torcida do Dinamo Zagreb é outra torcida conhecida por sua intensidade. Com sede em Zagreb, capital da Croácia. A torcida é conhecida por sua animação nas arquibancadas, e por sua rivalidade com a torcida do Hajduk Split, outro clube croata de grande importância.

  • Legia Varsóvia

O Légia Varsóvia é o principal time da capital polonesa. Dessa forma, é capaz de reunir uma quantidade enorme de torcedores em seus jogos. Mas não é só o número de torcedores que impressiona, o afinco com que eles torcem também é algo marcante.  Os estádios costumam estar sempre cheios e os clássicos contra o Wisla Cracóvia, outro clube polonês de grande importância, são sempre muito tensos, com disputas no campo e nas arquibancadas.

  • Steaua Bucareste e Dinamo Bucareste

A Romênia é um dos países onde mais se pode encontrar apaixonados por futebol. O país possui duas torcidas excepcionais e as duas se encontram na mesma cidade. Steaua e Dinamo Bucareste formam uma espécie de Boca x River do leste europeu.

  • Partizan Belgrado

Essa talvez seja a mais fanática torcida de todo o leste europeu. Os “Grobari” (como são conhecidos os torcedores do Partizan Belgrado) são uma das torcidas mais organizadas e disciplinadas da região, e seu apoio incondicional chama a atenção de turistas que visitam a Sérvia. Assim como o Estrela Vermelha, a equipe também possui uma forte identidade política que se reflete em sua postura crítica em relação ao governo e à sociedade, em geral. Esse fato costuma vir sempre à tona nos momentos de clássicos contra o Estrela Vermelha.