A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) começa a aplicar a vacina bivalente contra Covid-19 em grupos prioritários, nesta segunda-feira (27/02). As 226,8 mil doses para a primeira fase da imunização estão disponíveis nos 965 postos de vacinação dos 246 municípios goianos.
O Ministério da Saúde dividiu a campanha em cinco fases. Nesta primeira fase, estão incluídas:
- pessoas com 70 anos e mais;
- pessoas a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência;
- pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;
- população indígena, quilombolas e ribeirinhos, também a partir de 12 anos.
O cidadão que deseja receber a dose bivalente, que protege também contra a variante Ômicron, precisa comprovar que faz parte do grupo prioritário e que tomou as duas primeiras doses da vacina da Covid-19, ou seja, pelo menos duas doses da vacina monovalente, aquelas aplicadas desde 2021.
“É fundamental que a pessoa procure o posto de vacinação, pois ela vai se proteger ainda mais, ajudando a reduzir os casos graves de Covid-19 em Goiás”, conclama a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.
Vacina bivalente contra Covid-19
A vacina bivalente é, até agora, o único imunizante atualizado com a subvariante Ômicron (BA.1 ou BA.4 – 5) aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Flúvia Amorim afirma que o quantitativo de doses necessário para todos os grupos prioritários está em processo de aquisição pelo governo federal.
“Os demais grupos serão inseridos de forma gradativa, de acordo com o recebimento de novas doses e cronograma do Ministério da Saúde”, pontua Flúvia.
Relacionadas
“Mais liberdade ao crime organizado”, diz Caiado sobre decreto de Lula que regula uso da força policial
Crocodilo gigante de ‘Crocodilo Dundee’ morre com mais de 90 anos
Capoeirista de 70 anos morre após cair de escada enquanto trocava a lâmpada em Goiás