O governo celebra avanço da saúde em Goiás. Em apenas três semanas de funcionamento, a Ala Infantojuvenil do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) oportunizou o tratamento pautado pela excelência e humanização para 48 crianças e adolescentes que enfrentam o câncer. Os números, considerados expressivos, reforçam a importância da unidade, que está sendo erguida pelo governo estadual às margens da BR-153.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destaca que os bons resultados do Cora têm um significado especial neste 2 de julho, data em que foi celebrado o Dia Nacional do Hospital.
A data foi instituída por meio do Decreto Federal 50.871, de 1961, com o objetivo de homenagear profissionais e gestores das unidades hospitalares que procuram dar o melhor de si na assistência às pessoas enfermas.
“O pleno funcionamento do Cora evidencia que a unidade está preenchendo uma lacuna que havia em Goiás. Além disso, sintetiza a determinação do Estado de proporcionar o atendimento qualificado em diferentes especialidades a toda a população goiana”, pontua o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
“Pleno funcionamento do Cora evidencia que a unidade está preenchendo uma lacuna que havia em Goiás”, afirma o secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos (Foto: SES-GO)
Dados da SES-GO revelam que a rede pública estadual cresceu de forma significativa a partir de 2019 com a construção, inauguração e estadualização de unidades hospitalares. Até 2018, Goiás contava com 18 hospitais estaduais, a maioria concentrada na Região Metropolitana de Goiânia. Atualmente a rede própria é composta por 24 hospitais dotados de equipamentos de ponta, em franca atuação, e por 6 policlínicas que ofertam a assistência de média complexidade.
Os hospitais e as policlínicas são localizados em municípios estratégicos, nas cinco macrorregiões do Estado. Rasível Santos acentua que o governo estadual cumpre uma de suas principais propostas de gestão ao promover o avanço da Regionalização da Saúde.
“Com a estruturação, reforma e ampliação de todas essas unidades hospitalares, procuramos oportunizar à população o acesso mais rápido e oportuno à assistência integral, sem a necessidade e o desgaste dos grandes deslocamentos”, sublinha.
Estado investiu R$ 157 milhões para colocar o Heal em pleno funcionamento. Hospital possui 164 leitos, dos quais 40 são de unidade de terapia intensiva (UTI) (Foto: SES-GO)
Alta complexidade
Uma das principais ações realizadas pelo Estado foi a inauguração do Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), em Águas Lindas de Goiás, em junho de 2024. A obra da unidade permaneceu 20 anos parada, impondo enormes dificuldades à população do Entorno do Distrito Federal. Para concluir, equipar e colocar o hospital em funcionamento, o Estado investiu R$ 157 milhões. O Heal é dotado de 164 leitos, dos quais 40 de unidade de terapia intensiva (UTI).
O Estado também inaugurou o Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu e o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na capital. Conhecido como o “gigante do Norte”, o HCN conta com 238 leitos gerais e 45 complementares, incluindo UTIs adultas, pediátricas e neonatais.
A unidade também disponibiliza 30 leitos de maternidade, cinco leitos de unidade de cuidados intensivos neonatais, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação, quatro salas de parto normal e três salas para cesarianas.
Conhecido como “gigante do Norte”, HCN conta com 238 leitos gerais e 45 complementares, incluindo UTIs adultas, pediátricas e neonatais (Foto: SES-GO)
A inauguração do Hecad proporcionou um salto qualitativo no atendimento ao público materno-infantil. Esse hospital tem 116 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI. Além disso, dispõe de pronto-socorro pediátrico, laboratório e ambulatório com 20 especialidades médicas.
O governo investiu na reforma e ampliação de unidades como o Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), em Trindade, Hospital Estadual de Formosa Dr. Cesar Faad e o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Além disso, colocou em plena atividade as Policlínicas localizadas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos e estadualizou os hospitais de Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos, Luziânia e Itumbiara.
Relacionadas
Texas: Irmãs que morreram em enchente foram achadas de mãos dadas
Netanyahu diz ter recomendado Trump para receber Nobel da Paz
Prefeito Sandro Mabel projeta expansão de metronização para outras linhas de ônibus