Doações visam garantir o direito de brincar de crianças em situação de vulnerabilidade em todos os 246 municípios goianos. Entrega prossegue até 13 de dezembro
A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, iniciou nesta quarta-feira (9/11), em Goiânia, a distribuição de 525 mil brinquedos da campanha Natal do Bem. Eles serão destinados aos 246 municípios de Goiás, de acordo com a população em situação de vulnerabilidade de cada cidade.
Acompanhada da equipe responsável pela área social do Governo de Goiás, a primeira-dama vistoriou o centro de distribuição montado na sede da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego). Até o dia 13 de dezembro, em parceria com as prefeituras, serão entregues donativos como bolas, bonecas e carrinhos. “O Natal é a melhor forma que temos de finalizar o ano, dizendo aos 7,3 milhões de goianos que é um momento de amor, esperança, fé, família e de união para que possamos iniciar 2023 com as energias renovadas”, declarou Gracinha Caiado.
O objetivo da campanha Natal do Bem é proporcionar dignidade e alegria para as famílias mais carentes do Estado. “Tudo está sendo feito com antecedência, com carinho e amor para que as crianças recebam esses presentes do Papai Noel”, destacou a primeira-dama do Estado. “É desta forma que temos a chance de dizer a essas 500 mil crianças um feliz Natal. É esse o papel da OVG, oportunizar às famílias carentes a alegria no dia de Natal”, acrescentou.
“Os municípios estão recebendo as datas nas quais vão vir buscar e, como de costume, com esses brinquedos, farão a festa em suas cidades”, afirmou a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado. “O que queremos é que as crianças mais vulneráveis do nosso Estado tenham direito de brincar”, sublinhou. O prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox, ressaltou a soma de esforços para o Natal. “É uma ajuda que a OVG faz de forma indistinta aos 246 municípios de Goiás. Quando as crianças recebem os brinquedos, demonstramos todo o carinho que temos para atender a nossa população”, declarou.
Dentro do planejamento, os primeiros municípios contemplados são Rio Verde, Valparaíso de Goiás e Trindade. “Se dependesse só das cidades, nós não conseguiríamos atingir todas essas crianças”, afirmou o prefeito de Trindade, Marden Junior, município que já recebeu hoje seus donativos. “Tem um simbolismo muito grande, mostra que o Governador Ronaldo Caiado tem essa sensibilidade e amor pelo povo goiano”, acrescentou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. O prefeito Pábio Mossoró também agradeceu o apoio para Valparaíso de Goiás.
Com a nova remessa de brinquedos deste ano, o Natal do Bem ultrapassa a marca de 2,1 milhões de brinquedos doados a crianças de todo o estado desde 2019, em um investimento de mais de R$ 37 milhões nos últimos quatro anos.
Celebração do Natal
O Natal do Bem ocorre em duas etapas. Além da entrega de brinquedos, a população terá um espaço festivo no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. De 29 de novembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas passem pelo CCON no período. “É um evento que dá oportunidade a todos aqueles que querem ver um belo Natal. A gente procura fazer da melhor forma possível para que isso chegue às crianças”, frisou a primeira-dama Gracinha Caiado.
Uma grande estrutura está sendo montada no local, que terá entrada gratuita e programação especial com atrações e shows musicais, como padre Fábio de Melo e Família Lima; apresentação do Natal de Gramado e de artistas do Basileu França e do Instituto Gustav Ritter; e Cantata de Natal. Os visitantes terão ainda a Vila de Natal, espaço de alimentação e parquinho para as crianças.
Participaram do início da campanha o secretário Desenvolvimento Social, Wellington Matos; da Iquego, o diretor-presidente José Carlos dos Santos e o presidente do conselho, Denes Pereira; bem como integrantes da equipe da OVG.
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson