Com mais de duas décadas de história, iniciativa formada por idosos leva cultura, inclusão e tradição lusitana para o centro do poder em Brasília e cidades goianas
Brasília foi palco de um verdadeiro encontro entre gerações, culturas e memórias afetivas nesta terça-feira, 10 de junho, data em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O Grupo de Danças e Cantares Portugueses, composto por idosos que dedicam sua energia e talento à preservação da cultura lusitana, realizou uma apresentação memorável na Embaixada de Portugal, reunindo cerca de 2.500 convidados em um evento que celebrou tradição, diversidade e cooperação internacional.
Entre os presentes, estavam autoridades diplomáticas, representantes do Ministério da Cultura do Brasil, parlamentares e representantes de todas as embaixadas estrangeiras sediadas no país. Marcaram presença ainda o presidente do Conselho de Administração e CEO da TAP Air Portugal, Luís Rodrigues, e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Otacílio Soares — reforçando a importância do intercâmbio cultural como pilar para o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Portugal.
Mais do que uma apresentação artística, o evento foi um ato simbólico de valorização da memória, da inclusão e da cidadania cultural. Há mais de 20 anos, o Grupo de Danças e Cantares Portugueses encanta plateias ao reunir vozes experientes e corpos em movimento para manter vivas as tradições musicais e coreográficas de Portugal. Um verdadeiro testemunho de que a cultura não tem idade — e que os palcos também pertencem a quem carrega décadas de histórias no olhar.
Com apoio de políticas públicas de incentivo à cultura, o grupo expande sua turnê por cidades goianas como Aragoiânia, Caldazinha e Santa Rosa de Goiás, levando música, dança e afeto às praças e centros culturais da região. Cada parada é uma oportunidade de aproximar o público do rico patrimônio lusitano, através de trajes típicos, melodias tradicionais e coreografias que atravessam o tempo.
A programação em homenagem ao Dia de Portugal também se estende a Goiânia, onde, na nesta quarta-feira, 11 de julho,, o evento será celebrado com uma recepção no Espaço Bella Eventos, a partir das 18 horas. A comemoração literária e cultural contou com a presença do cônsul de Portugal, do atual embaixador Luís Faro Ramos, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, além de outras autoridades e membros da comunidade portuguesa na capital goiana.
Confira a agenda das próximas apresentações abertas ao público:
- 11 de junho – 18 horas
Espaço Bella Eventos (Goiânia)
- 13 de junho – 18h30
Praça Central de Santa Rosa de Goiás – Santa Rosa (GO) - 28 de junho – 19 horas
Instalação Rhema – Setor Leste de Vila Nova – Goiânia (GO)
Encerramento oficial do projeto PINAP, com uma grande Festa Junina
A iniciativa reforça o papel fundamental que os grupos culturais comunitários exercem na promoção do bem-estar, da autoestima e da participação social das pessoas idosas. Ao ocuparem espaços de prestígio e ruas das cidades, esses artistas mostram que a arte pode — e deve — ser instrumento de inclusão, memória e celebração da diversidade cultural brasileira.





Relacionadas
Cantor Israel, dupla de Rodolffo, sofre acidente ao atropelar cavalo em Goiás
STF articula resposta após Moraes ser notificado em processo dos EUA
Massa de ar polar derrubará temperaturas nos próximos dias