No Dia Mundial de Combate à Meningite, unidade orienta população sobre sintomas e prevenção
No dia 24 de abril, quando se celebra o Dia Mundial de Combate à Meningite, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), reforça o alerta para a prevenção da doença, principalmente por meio da vacinação, considerada a forma mais eficaz de proteção. A infectologista pediátrica do HDT, Roberta Rassi explica que a meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo a forma bacteriana a mais grave, com maior risco de mortalidade e complicações.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas contra os principais agentes bacterianos, como pneumococo, meningococo e Haemophilus influenzae tipo b. A imunização começa nos primeiros meses de vida e continua até a adolescência, com a vacina meningocócica ACWY. “Ao seguir corretamente o calendário vacinal, é possível prevenir as formas mais graves da doença”, destaca a médica, que também alerta para a baixa cobertura vacinal no país.
Números e sintomas
Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) mostram que, em 2025, foram registrados 231 casos confirmados de meningite, com 34 óbitos. Em 2026, até o momento, são 33 casos e 10 mortes. No HDT, foram 152 notificações em 2025 e 45 em 2026; na comparação até abril, houve aumento de 33 para 45 registros — acréscimo de 12 casos. Os dados são dinâmicos e podem ser atualizados pelos municípios no sistema oficial (SINAN Net).
Os sintomas variam conforme a idade. Em bebês, incluem febre ou hipotermia, irritabilidade e falta de apetite; já em crianças maiores, adolescentes e adultos, é a chamada tríade clássica, com febre, dor de cabeça e vômitos. É uma doença contagiosa, sendo transmitida por gotículas respiratórias.
Medidas simples, como manter o calendário vacinal em dia, higienização das mãos e evitar contato com pessoas sintomáticas ajudam na prevenção, sobretudo entre grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e imunossuprimidos.
O diagnóstico é feito por meio da análise do líquido cefalorraquidiano, coletado por punção lombar. O tratamento varia conforme o agente causador, sendo que, nos casos bacterianos, envolve o uso de antibióticos intravenosos. Quando diagnosticada precocemente, a doença tem maiores chances de cura e menor risco de sequelas. Diante de sintomas como febre persistente, dor de cabeça intensa e vômitos, a orientação é procurar atendimento médico imediato. “A meningite é grave, mas pode ser prevenida. A vacinação é a principal ferramenta para proteger a população”, conclui a especialista.
Sobre o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad
Referência em média e alta complexidade em Infectologia e Dermatologia Sanitária, em Goiás, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) se destaca pelo atendimento especializado no tratamento de doenças como HIV/Aids, tuberculose, meningite, hepatites virais, tétano e acidentes com animais peçonhentos. O HDT é o único hospital da América Latina, em sua especialidade, a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade e segurança da assistência em saúde reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O resultado no ranking reafirma o compromisso do hospital com a qualidade, a eficiência e o cuidado integral à população goiana. Está sob gestão do Instituto Sócrates Guanaes em parceria com o governo do Estado desde o ano de 2012.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
Com 25 anos de sólida experiência, o ISG é uma Organização Social de Saúde (OSS) sem fins lucrativos, reconhecida por sua excelência na gestão de unidades públicas e privadas e pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é clara: cuidar e salvar vidas. Atualmente, é responsável pela gestão de oito unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br


Relacionadas
IDEB mostra que Goiás tem a melhor escolha pública de ensino médio do Brasil
“Quero criar uma polícia na América do Sul”, diz Caiado ao detalhar proposta de polícia sem fronteiras
Vídeo mostra momento exato do acidente entre caminhão e ônibus que deixou mortos em Goiás