Após consumir uma pimenta em conserva contaminada, um homem contraiu botulismo no Distrito Federal (DF) em setembro deste ano. O paciente recebeu alta, mas o caso acendeu o alerta para cuidado no consumo de alimentos.
Após consumir uma pimenta em conserva contaminada, um homem contraiu botulismo no Distrito Federal (DF) em setembro deste ano. O paciente recebeu alta, mas o caso acendeu o alerta para cuidado no consumo de alimentos.
A bactéria Clostridium botulinum produz uma toxina capaz de provocar paralisia muscular. A substância bloqueia a comunicação entre os nervos e os músculo. O quadro é grave, mas tratável, desde que o diagnóstico seja rápido.
Segundo a médica gastrohepatologista Daniela Carvalho, os sintomas da doença são visão dupla, pálpebras caídas e dificuldade para respirar.
Em bebês, os sinais são mais sutis: intestino preso, fraqueza muscular, dificuldade para sugar e um choro mais fraco que o habitual.
Conservas artesanais, pastas caseiras e temperos vendidos em feiras ou mercados exigem cuidado. Quando mal preparados ou armazenados de forma inadequada, se tornam ambiente propício para o botulismo.
A Vigilância Epidemiológica do DF é responsável pela investigação de casos suspeitos ou confirmados de botulismo. Além do cuidado com o paciente, o órgão adota medidas para evitar novos casos.
Também há articulação com a Vigilância Sanitária e outros setores para identificar e retirar produtos contaminados ou inseguros. O objetivo é detectar precocemente, tratar adequadamente e prevenir a ocorrência de surtos.
Fonte: Metrópoles



Relacionadas
Primeiro Mercadão Goiano é de Águas Lindas
Aberta temporada de matrículas
Com carteira assinada! Mais Empregos tem vagas em Goiânia e Aparecida