O presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou preocupação com a expansão do Brics, e afirmou que a entrada de novos membros no bloco pode causar uma “fragmentação do mundo”.
“A expansão dos Brics mostra a intenção de construir uma ordem mundial alternativa à atual, que é vista como ocidental demais”, disse o presidente francês durante reunião com embaixadores nesta segunda-feira (28/8).
Alegando que a nova configuração do Brics pode representar um risco de debilitação da Europa, Macron afirmou que “pretende conversar com todos” os parceiros para tentar evitar tal cenário.
A fala do presidente francês representa um sentimento de preocupação de algumas potências globais após a expansão do grupo, liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na última cúpula dos Brics, realizada em Joanesburgo entre 22 e 24 de agosto, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã se uniram ao bloco. Com a entrada dos novos membros, o grupo agora representa quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1
Ato com notas gigantes de dólar cobra ação do G20 contra a corrupção
Objeto encontrado no aeroporto de Goiânia não era artefato explosivo