Uma nova pesquisa revelou que a maioria das pessoas fora da igreja não é tão resistente à fé quanto muitos imaginam. Segundo o autor e pesquisador eclesiástico Dr. Thom Rainer, grande parte dos americanos que não são cristãos está aberta a visitar uma igreja — o problema é que ninguém os convida.
Ao mesmo tempo, quase metade dos cristãos admite não ter evangelizado ninguém há meses, o que revela uma lacuna crescente entre a abertura do público e o alcance da Igreja.
O estudo, conduzido pela Lifeway Research, mostra que, embora a disposição exista, apenas cerca de 60% dos cristãos americanos afirmam ter convidado um não crente para a igreja nos últimos seis meses.
‘Se os não crentes estão dispostos, por que não os convidamos?’
Quando questionados, 40% dos cristãos disseram não conhecer ninguém para convidar. Outros alegaram que não convidam mais ninguém devido a recusas anteriores, desconforto ou a crença de que não era sua responsabilidade.
Para Scott McConnell, diretor-executivo da Lifeway Research, o problema não é apatia — é proximidade:
“É preciso intencionalidade para conhecer novas pessoas na sua comunidade e ter oportunidades de convidá-las”.
Segundo Scott, o convite não deve se limitar a encher os bancos. Deve focar na presença: “As pessoas nos Estados Unidos não estão se relacionando mais. Um convite para ir à igreja é um convite para participar de atividades de que você gosta, uma mensagem que lhe traz esperança e relacionamentos com você e com os outros”, explicou ele.
A pesquisa também indica que muitos americanos que não frequentam igrejas aceitariam participar de eventos como reuniões e projetos sociais. Scott declarou que isso é uma boa notícia — desde que os cristãos ampliem a visão sobre o que significa evangelizar.
“Às vezes, o primeiro passo é convidar alguém para algo fora do culto de domingo. Eles podem não estar prontos para o culto, mas estão prontos para a comunidade”, afirmou ele.
Fonte: Guiame


Relacionadas
Homem é morto com 20 facadas após se perder na saída de culto
SP: Casos de meningite disparam na Baixada Santista
Barbeiro encontrado amarrado em mata teria quitado dívida com o Comando Vermelho na véspera da execução