Medicamento contra síndromes gripais: Gysella Santana explica efeitos e logística do Tamiflu

A gerente de Assistência Farmacêutica, unidade da Spais, Secretaria de Estado da Saúde [GO], Gysella Santana, informa, hoje, que o Tamiflu é um antiviral usado para combater infecções e frear a sua propagação no organismo. É indicado para o tratamento de síndromes gripais, ela explica.

O medicamento reduz a replicação viral, relata. Assim como permite também que o corpo humano produza anticorpos e mecanismos de defesa, adianta. Mais: para eliminar o vírus com mais rapidez, observa a farmacêutica e ainda gestora de políticas públicas para a área. Tamiflu ou Oseltamivir, o mesmo remédio, diz.

Veja: a logística de aquisição do Tamiflu inclui a sua compra centralizada pelo Ministério da Saúde, em Brasília. O remédio é distribuído aos 26 Estados e Distrito Federal. Unidades que compõem a Federação. A Secretaria de Estado da Saúde o distribui às suas 18 regionais. Ele é repassado aos 246 municípios.

Saiba mais
Gysella Santana afirma que a SES faz o repasse direto para Goiânia, capital do Estado com 1,5 milhão de habitantes, e Aparecida de Goiânia, hoje com 500 mil moradores. A farmacêutica recomenda que o medicamento esteja disponível para os cidadãos nos municípios no hospital municipal, UBS e UPA.