Ministério da Saúde autoriza abertura de mais 212 leitos de UTI em Goiás para tratar a COVID-19

O custo de instalação dos 212 novos leitos de UTI em Goiás será bancado integralmente pelo Ministério da Saúde

O estado de Goiás contará com mais 212 leitos de UTI para tratar a Covid-19. O Ministério da Saúde autorizou, nessa sexta-feira (12/03), a abertura de mais 212 leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI) adulta para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19 em Goiás. A  Portaria nº 431/2021 prevê o repasse mensal de R $10.176 milhões, retroativo à verba que não foi entregue em fevereiro de 2021.

A autorização federal desses 212 novos leitos de UTI Covid-19 vai reforçar a demanda de oito municípios goianos. A solicitação de custeio dos leitos é feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde através da plataforma do Sistema de Apoio e Implantação de Políticas da Saúde (SAIPS).

O processo de autorização observa a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI. Segundo o Ministério da Saúde, esses aspectos são importantes para garantir a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

“Os estados e municípios têm autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”, concluiu a nota técnica do Ministério da Saúde.