Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19

O primeiro lote escalonado de 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19 de um total de 7,4 milhões de doses chegou nesta quinta-feira (1º) no Brasil. Os imunizantes foram recebidos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A vacina é recomendada para crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes e grupos especiais, como imunocomprometidos, ribeirinhos, quilombolas e pessoas com comorbidades. A população adulta que ainda não tomou nenhuma dose também deve se vacinar.

A distribuição e entrega das vacinas deve ser iniciada na próxima semana. Primeiro, os estados recebem as doses, que são repassadas aos municípios.

As doses que chegaram nesta quinta-feira integram o processo de compra de um total de 57 milhões de doses, finalizado ainda em 2024. A previsão do contrato é de dois anos.

Influenza

Acompanhado do Zé Gotinha, símbolo da vacinação no país, Padilha lembrou também da importância da vacinação contra a Influenza.

“Estamos no meio da campanha da Influenza. No próximo dia 10, véspera do Dia das Mães, vai acontecer o “Dia D de Vacinação Nacional”.

“Queremos vacinar cada vez mais, mas é importante que os grupos prioritários se vacinem antes do período de férias”, afirmou o ministro.

Segundo ele, mais de 110 mil escolas já aderiram à mobilização para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos.

Fonte: Agência Brasil