Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Zambelli

O Ministério Público da Itália deu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação é da Advocacia-Geral da União (AGU). A manifestação do MP italiano e a situação de Zambelli serão analisadas pela justiça do país. Após a decisão judicial, caberá ao governo da Itália dar a decisão final.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento em uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Ela foi considerada a autora intelectual do ataque, que incluiu a inserção de documentos falsos, como um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Além da pena de prisão, Zambelli foi condenada a pagar R$ 2 milhões em danos coletivos e perdeu o mandato parlamentar, conforme decisão do STF.

Após a condenação, Zambelli fugiu para a Itália, onde possui dupla cidadania, e solicitou asilo político. No entanto, após ter o nome incluído na Interpol, ela foi localizada e presa em 29 de julho pelas autoridades italianas, que consideraram haver risco de fuga.