Mulher morre após contrair raiva; ela foi arranhada por filhote de cachorro

Uma mulher identificada como Yvonne Ford, 59 anos, m0rreu meses depois de ser arranhada por um filhote de cachorro de rua infectado com o vírus da raiva. O acidente ocorreu quando ela e o marido viajavam de férias pelo Marrocos. Moradora de Barnsley, na Inglaterra, a mulher só teve sintomas da infecção dois meses depois.

De acordo com familiares, os sintomas surgiram de forma lenta, mas intensa. Yvonne teve febre, dores de cabeça, dificuldades para engolir e alucinações. Já hospitalizada, o quadro se agravou rapidamente e ela precisou ser entubada. Apesar dos esforços da equipe médica, a britânica não resistiu e morreu em 11 de junho, pouco mais de dois meses após o contato com o animal.

A raiva é uma doença viral grave, transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Mesmo sem mordida, como no caso de Yvonne, a transmissão pode ocorrer se o vírus tiver contato com mucosas ou pequenas lesões na pele.

O vírus ataca o sistema nervoso central e, uma vez que os sintomas aparecem, as chances de reverter o quadro são poucas. A única forma eficaz de prevenção da doença é a administração imediata da vacina anti-rábica, logo após o contato com o animal.

Fonte: Metrópoles