Musk chama Trump de ingrato, e presidente dos EUA ameaça tirar contratos do bilionário

Agora é público e evidente o conflito entre o presidente americano Donald Trump e o homem mais rico do mundo, Elon Musk, uma semana após o multimilionário ter se afastado da Casa Branca com críticas à proposta orçamentária de Trump, atualmente em discussão no Congresso, em Washington.

Nesta quarta-feira (5), em sua rede social Truth Social, Trump declarou estar “muito desiludido” com o antigo aliado. Musk respondeu prontamente na sua rede social X, chamando o republicano de “ingrato”, relembrando seu papel nas eleições presidenciais de 2024 e chegando a associar o presidente ao escândalo de abusos sexuais envolvendo Jeffrey Epstein. Mais tarde, o presidente americano ameaçou cancelar contratos governamentais com as empresas de Musk.


Proposta orçamentária

A proposta orçamentária de Trump inclui cortes em programas sociais como o Medicaid (voltado à saúde de pessoas de baixa renda) e reduções — ou mesmo eliminações — de verbas para agências federais como a EPA (Agência de Proteção Ambiental).

Na Truth Social, Trump alegou que Musk já sabia que o projeto seria enviado ao Congresso. Pouco depois, Musk respondeu no X afirmando que nunca foi informado sobre o projeto e acusou Trump de ingratidão:

“Sem mim, Trump teria perdido a eleição.”

Na sequência, Trump reagiu com uma ameaça:

“A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares no nosso orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk.”