17 de janeiro de 2022, 16:42h

Operação Gado Tocado prende suspeito de furto de animais em Anápolis

Investigado em quatro ocorrências de furto qualificado de semoventes, Adelio Ribeiro de Mendonça, 41 anos, foi preso preventivamente nesta quinta-feira (13) durante a Operação Gado Tocado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), que contou com a participação do Ponto Focal Rural da 3ª DRP/PCGO e do Batalhão Rural da PMGO, no município de Anápolis. Além do mandado de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e na propriedade rural do investigado, local em que foi feita averiguação dos animais no pasto.

As investigações desencadeadas, ao longo dos últimos seis meses, pela DERCR apontaram que Adelio cortava a cerca das propriedades, tocava o gado até um local seguro e só então embarcava os animais em caminhão fretado. Em todas as ocorrências, a cerca cortada foi remendada da mesma maneira. De igual forma, os animais furtados passaram por mais de um pasto, tendo o investigado, em todos os casos, retirado os animais antes de findo o contrato. Para camuflar o crime, Adelio fazia sobreposição de marcas nas reses furtadas. A ação criminosa trouxe um prejuízo de R$ 400 mil à cadeia de agronegócios. O investigado será indiciado por furto qualificado com rompimento de obstáculo.

A divulgação da imagem e identificação do preso foi realizada nos termos da Lei n.º 13.869, Portaria n.º 547/2021 – PC e Despacho da Delegada Titular desta unidade, nº 03 DERCR/DGPC- 13550, responsável pelas investigações, especialmente porque visa a identificação de eventuais crimes outros cometidos pelo investigado, bem como surgimento de novas testemunhas e elementos informativos. As informações são da Polícia Civil.