A pandemia da Covid-19 causou prejuízos à saúde que vão além dos sintomas respiratórios. Um novo estudo mostra que mesmo o cérebro de pessoas saudáveis, que não foram infectadas pelo coronavírus, envelheceu mais rápido do que o esperado durante o período pandêmico.
A pesquisa foi publicada nessa terça-feira (22/7), na revista científica Nature Communications. Cerca de mil pessoas passaram por exames de imagem cerebral e testes cognitivos para que os pesquisadores do Reino Unido pudessem entender melhor os efeitos da pandemia.
Eles descobriram que os cérebros das pessoas que passaram pela pandemia, independentemente de terem sido diagnosticadas com Covid-19 ou não, envelheceram em média 5,5 meses mais rápido do que o esperado.
Pesquisas anteriores já mostraram que a infecção pelo vírus Sars-CoV-2 pode acelerar a neurodegeneração e o declínio cognitivo em idosos. No entanto, poucos estudos exploraram se o período da pandemia também teve efeito no envelhecimento cerebral.
Em busca de respostas, os cientistas utilizaram informações do UK Biobank, um grande banco de dados britânico de acompanhamento de saúde. Foram analisadas imagens cerebrais de 15.334 adultos com idade média de 63 anos.
Fonte: Metrópoles




Relacionadas
Cabo Verde empata e garante vaga histórica para o mata-mata da Copa
Uruguai é eliminado da Copa do Mundo 2026
Jogador Razan Sijaa, do time sub-18 do Caracas FC, e família morrem durante terremotos na Venezuela