Um erro médico em um hospital de Teófilo Otoni está gerando repercussão e é alvo de investigação pela Polícia Civil. Um paciente, cuja idade não foi divulgada, foi internado no Hospital Bom Samaritano para realizar um exame de colonoscopia. No entanto, na tarde do dia 12 de setembro de 2024, ele foi encaminhado, por engano, ao bloco cirúrgico, onde foi submetido a uma prostatectomia radical, procedimento que envolve a retirada total da próstata.
No boletim de ocorrência, a nora do paciente, de 31 anos, informou que o médico responsável pela cirurgia comunicou posteriormente à direção do hospital sobre a troca de prontuários. De acordo com os documentos apresentados, a equipe médica reconheceu que o homem deveria ter passado apenas pelo exame de colonoscopia. A nora também relatou que tentou entrar em contato com representantes do hospital para esclarecer a situação, mas ninguém prestou esclarecimentos sobre o fato.
Em nota, o Hospital Bom Samaritano informou que após identificação do evento adverso registrou a ocorrência junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como instaurou procedimento de sindicância para apuração dos fatos.
Informou ainda que está oferecendo, desde o ocorrido, toda a assistência ao paciente e a família, e que não foi autorizado ainda pela mesma informar o resultado das biópsias realizadas.
A Polícia Civil foi acionada e registrou a ocorrência. Um inquérito policial foi instaurado e está sendo conduzido pela Delegacia de Polícia da comarca, a fim de apurar os detalhes do caso.
Fonte: O Tempo
Relacionadas
Goiás Social entrega quase 300 cartões nesta quarta-feira (6)
315 novos professores são convocados para a rede pública estadual
Astronautas da NASA posam para foto após votar