Em mais uma iniciativa da Semana do Meio Ambiente, instituições buscam desenvolvimento de acervo para traçar novo perfil da flora e da fauna em Trindade. “É motivo de alegria celebrar essa parceria e, com certeza, quem ganha é a população”, diz prefeito Marden Júnior
A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretária de Meio Ambiente, firmou, nesta quarta-feira (09/06), nova parceria com o Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes) com o objetivo de desenvolver projeto de levantamento do acervo biológico do município. Essa é mais uma iniciativa da Semana do Meio Ambiente.
“Essa grande parceira valoriza a fauna e a flora dos nossos parques, como o Maria Pires Perillo. Para nós é motivo de alegria celebrar essa parceria e, com certeza, quem ganha é a população e o meio ambiente em Trindade”, pontua o prefeito Marden Júnior.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Badur, o desenvolvimento de um acervo é de grande necessidade “para traçar um novo perfil da nossa flora e fauna, em um inventário”. O projeto será realizado em grandes parques e nas estações ecológicas de Trindade.
Por meio da parceria com a instituição de ensino, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia usarão seu conhecimento técnico para fazer o levantamento.
“Com isso, vamos dar mais credibilidade aos dados e, automaticamente, os alunos terão a experiência real da vivencia profissional”, afirma Benigno da Rocha, pró-reitor acadêmico da UniGoyazes. Ele define a iniciativa como “ambiciosa e fantástica” pois, com ela, será possível acompanhar a evolução do meio ambiente no município, a médio e longo prazos.
Para o administrador dos parques e da Estação Ecológica de Trindade, Hélio Pinheiro, ao fazer esse levantamento é possível criar a perspectiva de mais respeito e preservação do meio ambiente.
“A partir do momento em que você conhece o que tem de fauna e flora, essa responsabilidade de respeito aos indivíduos que estão inseridos no meio ambiente torna-se melhor”, conclui Pinheiro.
Relacionadas
Dupla é presa por vender drogas e anabolizantes em Rio Verde
Caso Samarco: após 9 anos, TRF-6 absolve todos os réus da ação penal
Pesquisa: 86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas