Brazil Urgente

Portal de Notícias em geral

Prefeitura de Trindade e UniGoyazes firmam parceria para desenvolver projeto de levantamento do acervo biológico do município

Em mais uma iniciativa da Semana do Meio Ambiente, instituições buscam desenvolvimento de acervo para traçar novo perfil da flora e da fauna em Trindade. “É motivo de alegria celebrar essa parceria e, com certeza, quem ganha é a população”, diz prefeito Marden Júnior

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretária de Meio Ambiente, firmou, nesta quarta-feira (09/06), nova parceria com o Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes) com o objetivo de desenvolver projeto de levantamento do acervo biológico do município. Essa é mais uma iniciativa da Semana do Meio Ambiente.

“Essa grande parceira valoriza a fauna e a flora dos nossos parques, como o Maria Pires Perillo. Para nós é motivo de alegria celebrar essa parceria e, com certeza, quem ganha é a população e o meio ambiente em Trindade”, pontua o prefeito Marden Júnior.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Badur, o desenvolvimento de um acervo é de grande necessidade “para traçar um novo perfil da nossa flora e fauna, em um inventário”. O projeto será realizado em grandes parques e nas estações ecológicas de Trindade.

Por meio da parceria com a instituição de ensino, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia usarão seu conhecimento técnico para fazer o levantamento.

“Com isso, vamos dar mais credibilidade aos dados e, automaticamente, os alunos terão a experiência real da vivencia profissional”, afirma Benigno da Rocha, pró-reitor acadêmico da UniGoyazes. Ele define a iniciativa como “ambiciosa e fantástica” pois, com ela, será possível acompanhar a evolução do meio ambiente no município, a médio e longo prazos.

Para o administrador dos parques e da Estação Ecológica de Trindade, Hélio Pinheiro, ao fazer esse levantamento é possível criar a perspectiva de mais respeito e preservação do meio ambiente.

“A partir do momento em que você conhece o que tem de fauna e flora, essa responsabilidade de respeito aos indivíduos que estão inseridos no meio ambiente torna-se melhor”, conclui Pinheiro.