O Global Teacher Prize, maior premiação de Educação do mundo e conhecida como “Nobel da Educação”, divulgou a lista dos 50 finalistas da edição 2021. Entre os cinquenta nomes divulgados, apenas um brasileiro foi selecionado: Greiton de Azevedo, 30 anos, professor do IF-Goiano, Campus Avançado de Ipameri (GO).
A proposta do prêmio é reconhecer o professor que realizou a maior contribuição à sua profissão e promover a troca de ideias entre educadores do mundo inteiro. O foco do Teacher Prize são professores e gestores que cumprem carga horária mínima de 10 horas semanais e que tenham trabalhado com alunos com idades entre 5 e 18 anos (o equivalente à Educação Básica no Brasil).
O projeto vencedor recebe US$ 1 milhão (equivalente atualmente a R$ 5,25 milhões), que é pago em parcelas como compromisso de que o docente permaneça em sala de aula nos cinco anos seguintes à premiação e continue contribuindo em sua profissão.
Greiton de Azevedo, do IF-Goiano – Campus Avançado de Ipameri (GO), atualmente tem 30 anos, mas queria ser professor de matemática desde os 13 anos de idade e foi ridicularizado por seus colegas de escola por querer conseguir um emprego mal remunerado e de baixo prestígio no Brasil, onde o país pontua mal em testes internacionais como o PISA, para a disciplina. Mas Greiton tinha a missão de um homem só mudar isso, contribuir com a educação, matemática e com os alunos que a enfrentam em sala de aula, por considerar essencial para o exercício da cidadania global.
Para fazer a diferença na vida dos alunos, primeiro ele investiu em seu treinamento e, em seguida, em sua pesquisa sobre a combinação criativa de disciplinas científicas e tecnológicas para criar a matemática estudantil adequada ao século XXI. Ele usou sua experiência de ensino de 11 anos para impactar um aprendizado de matemática mais amplo e responsável em milhares de alunos, indo além dos muros da escola.
Por exemplo, em 2014 ele ingressou em uma escola pública municipal carente, marginalizada e em uma área de violência, onde idealizou seu projeto Mattics com alunos. Combinando conhecimentos de matemática, robótica e jogos digitais, as aulas têm a tarefa de criar aplicações que beneficiem a sociedade, como produtos de baixo custo voltados para o tratamento de sintomas de doenças como o Parkinson, dando assim mais sentido e contexto ao estudo da matemática.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão