1 de dezembro de 2021, 21:56h

Retomada do setor de turismo e hotelaria exige ação mais protagonista, alertou prefeito de Trindade em evento

“É necessário que os segmentos se engajem e sejam protagonistas, e não apenas reativos ao turismo religioso”, afirmou o prefeito Marden Júnior, citando eventos de esportes e feira de beleza que vão ocorrer em Trindade. Fala ocorreu na abertura de palestra de consultora que já viajou para 50 países e que trabalha em navios. Atividades têm sido programadas pela gestão municipal e podem ser oportunidade para setor de turismo

A retomada do turismo e da movimentação hoteleira em Trindade exige protagonismo local para acolher visitantes de outros eventos, como os do esporte e de feiras de negócios, e não exclusivamente o turismo religioso. A dica é do prefeito Marden Júnior, dada na abertura da palestra Hotelaria na Retomada, na manhã desta quinta-feira (18/11) no auditório do Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira de Souza.

A palestra foi conduzida por Carolina Ninow. Ela é bacharel em Turismo, tripulante de navio e consultora, e já viajou para 50 países diferentes, tendo ficado 14 meses em casa, em Goiânia, na pandemia de Covid-19. Mas hoje ela vive a nova realidade do turismo após voltar às atividades com a retomada no setor, experiência que compartilhou na palestra.

O evento foi organizado pela Agência Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o pólo da Universidade Anhembi Morumbi de Trindade, que tem cursos na área de turismo e hospitalidade, gestão do turismo, eventos e hotelaria, por exemplo.

O prefeito citou como exemplos o evento de ciclismo na pista Jatobá de XCO no Céu das Artes, no domingo, dia 21; a Corrida de Aventura – Cross Country, agendada para 5 de dezembro; e a Feira e Congresso de Profissionais de Beleza do Centro-Oeste (Fegobel), de 28 a 30 de novembro. Todos têm gerado grande interesse local e de pessoas de outros estados.

Ou seja, enfatiza ele, o município está se esforçando para potencializar atividades de retomada. “Então é necessário que os segmentos se engajem e sejam protagonistas, e não apenas reativos ao turismo religioso”, afirmou para um público de convidados composto por líderes de classe, empresários do turismo e da hotelaria de Trindade, estudantes de turismo e funcionários da prefeitura.

Warley Lopes, presidente da Agência de Turismo, destacou que a palestra foi mais uma iniciativa da prefeitura para estimular a retomada, para apresentar ao setor “novas opções e situações para que todos se adequem à nova prática de turismo que vai surgindo”.

O presidente da Agência reforçou que a parceria que a prefeitura selou com a Anhembi Morumbi é mais uma forma de fortalecer o grande potencial que Trindade possui e que isto ajuda na retomada do turismo religioso e cultural.

Coordenador Comercial da universidade, Guilherme Ramos dos Santos, elogiou os esforços da gestão municipal para a qualificação dos seus quadros de servidores e também da comunidade trindadense. “Não dá para se preparar para retomar o turismo de qualquer maneira”, frisou. Segundo ele, a Anhembi Morumbi foi a primeira instituição de ensino superior a oferecer curso de Turismo no Brasil.

Falando pela Câmara Municipal, o vereador Marco Ferreira reforçou a expectativa pela retomada. “Isso só será possível com parcerias como essas que fazemos em Trindade”, disse.

Entre os representantes do setor estava o presidente da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis em Goiás (ABIHGO), que é proprietário do Hotel Pousada Recanto do Pai em Trindade, Fernando Carlos Pereira, e o presidente da Associação Turística Fé no Coração do Brasil (AFÉ), proprietário da Pousada Jesus de Nazaré em Trindade, Regington Fernandes Pereira.

Da Prefeitura, participaram o secretário de Indústria e Comércio, Gustavo Queiróz, a presidente da Agência de Trabalho e Geração de Emprego, Gerúsia de Paiva, e o presidente da Agência Municipal de Segurança, Juliano Reis. Vários secretários e presidentes de agências municipais também prestigiaram.