Município dá exemplo com aterro sanitário e coleta seletiva, que beneficiam a sustentabilidade e o meio ambiente
No início de janeiro, um ano após a publicação de decreto estadual que estabeleceu regras para o encerramento dos então 186 lixões em operação em Goiás, 76% dos municípios já estão em situação regular, contra 20,33% que ainda não aderiram à iniciativa “Lixão Zero”. Senador Canedo, no entanto, não faz parte de nenhum dos dois grupos. Ele integra uma minoria de apenas nove cidades goianas que já faziam a disposição ambientalmente correta de lixo antes da publicação do decreto.
Se considerados apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes, somente Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia seguem o exemplo de Senador Canedo.
“Por aqui a preocupação com meio ambiente é coisa séria. Um dos serviços públicos mais bem avaliados é justamente a zeladoria pública, e saber que as mais de 3 mil toneladas de lixo que recolhemos todo mês são corretamente destinadas é mais um motivo de orgulho para nós”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo.
Aterros – Em Senador Canedo o lixo é disposto em aterros, que diferenciam-se dos lixões pois não contaminam o solo e o lençol freático, além de haver um controle de odor. Além disso, em abril de 2024, mais uma conquista para o meio ambiente foi alcançada: a coleta seletiva, que através de parceria com cooperativas, reaproveita vidro, plástico, metal e papel em Senador Canedo.
Carlos Antônio, morador da região central, aprovou a iniciativa.
“Estávamos precisando de algo assim. Muitos comércios descartam muito lixo reciclável, como caixas de papelão, e é ótimo saber que o município vai contribuir para que esse material seja reaproveitado. O planeta agradece!”, comemorou.
Assim, Senador Canedo reafirma sua posição de destaque como uma cidade comprometida com o meio ambiente e com a qualidade de vida de seus moradores, mostrando que a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma realidade da atual gestão.
Relacionadas
Cristo Redentor presta homenagem ao Papa Francisco com projeção especial
Carnaval pode aumentar casos de complicações respiratórias, alerta Fiocruz
Moraes nega novo pedido de Bolsonaro para ampliar prazo de defesa