O senador Carlos Viana (PSD-MG) protocolou nesta terça-feira (1º) um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após as novas revelações envolvendo o magistrado e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Em publicação nas redes sociais, Viana afirmou que a Polícia Federal encontrou um contrato de R$ 131 milhões entre o Banco Master e o escritório da esposa de Moraes. O senador também citou os novos registros e mensagens relacionados a Vorcaro.
Viana ainda direcionou um recado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. “Se engavetar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes para protegê-lo da investigação do Senado, pedirei o afastamento de Alcolumbre da Presidência da Casa e sua responsabilização”, escreveu.
Na sequência, o senador afirmou: “Quem usa a cadeira para blindar autoridade investigada perde a legitimidade para continuar sentado nela. Ou abre o procedimento contra Moraes, ou responderá por escolher a omissão.”
O pedido ocorre no mesmo dia em que vieram a público novas informações da investigação da Polícia Federal sobre a relação entre Vorcaro e Moraes. O ministro André Mendonça retirou o sigilo de parte do material e encaminhou questões à Procuradoria-Geral da República.
O pedido de Viana não significa que o impeachment tenha sido aberto. Cabe ao Senado analisar a denúncia e decidir sobre eventual prosseguimento.
Fonte: Metrópoles Cariri

Relacionadas
Toffoli autoriza retorno das redes sociais e da campanha de Renan Santos
Nikolas ameaça pedir ao STF afastamento e prisão de Moraes após mensagens de Vorcaro
Glenn Greenwald: “Moraes mentiu para proteger seus próprios interesses no escândalo do Banco Master”