O setor de serviços, que inclui o comércio e a prestação de serviços, cresceu 11,8% em Goiás no mês de março deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
Esta é a quarta alta consecutiva registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16/05), e confirmada pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB).
O crescimento em Goiás se deu principalmente em relação a outros serviços, que cresceram 31,2%, seguidos pelos serviços de informação e comunicação, com 15%.
As atividades turísticas goianas encerraram o mês de março com um acumulado no ano de 10,8%. Por outro lado, os serviços prestados às famílias apresentaram a primeira queda no ano, de 8,2%. No entanto, no acumulado mantêm saldo positivo.
Setor de serviços
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, comemora os bons resultados.
“Os serviços goianos seguem apresentando aumentos significativos e as previsões para os próximos períodos são muito positivas. Goiás seguirá em busca de mais crescimento, intensificando os trabalhos para a manutenção e fomento do setor”, afirma Adriano.
No acumulado do ano, o salto foi de 8,5% em relação aos números de 2022 e, na comparação de março com fevereiro, o avanço foi de 4,2%, nono maior do país.
“Esse é um dos setores de maior peso no PIB goiano”, comenta o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Cenário Nacional
No país, o setor de serviços cresceu 0,9% em março de 2023 na comparação com fevereiro, fechando o primeiro trimestre do ano, perante a igual período de 2022, com acumulado de 5,8%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice perdeu força, passando dos 7,8% em fevereiro para 7,4% em março, o menor resultado desde setembro de 2021 (6,8%). Já em relação a março de 2022, o setor avançou 6,3%, marcando a 25ª taxa positiva consecutiva.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão