A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (10), a Operação Só Oficial para investigar um golpe aplicado durante o período de inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024. Segundo a PF, mais de 35 mil pessoas foram vítimas e perderam R$ 85 cada uma.
Durante o prazo oficial de inscrições, entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, os golpistas criaram sites falsos que imitavam o ambiente oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Nesses sites, os candidatos eram levados a fazer o pagamento da taxa via Pix, acreditando que estavam se inscrevendo corretamente no Enem. No entanto, os valores — que somaram pelo menos R$ 3 milhões — foram enviados para a conta de uma empresa privada que não tinha autorização para receber esse tipo de pagamento.
A conta usada para o golpe estava registrada em nome de uma empresa com diversas reclamações na internet por cobranças indevidas e falta de entrega de serviços ou produtos. O dinheiro foi movimentado por meio de uma fintech. Um dos investigados, segundo a Polícia Federal, tem pelo menos 15 passagens por estelionato.
Operação Só Oficial
A operação foi batizada de Só Oficial para alertar a população de que a inscrição no Enem deve ser feita exclusivamente pelo site oficial do Inep: enem.inep.gov.br/participante.
Um ponto importante é que o sistema oficial exige o login da conta gov.br e não há outros meios válidos para inscrição ou pagamento da taxa.
O Inep e o MEC (Ministério da Educação) reforçam que candidatos devem sempre verificar o endereço eletrônico acessado e desconfiar de links compartilhados em redes sociais ou aplicativos de mensagens.


Relacionadas
Proporção de crianças com celular cai no Brasil
Mendonça suspende inelegibilidade de Crivella, que vai concorrer ao Senado
Bélgica vira contra o Senegal com pênalti no final da prorrogação