O Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir quem terá o direito de usar a marca iPhone: a Apple ou a empresa brasileira Gradiente. A disputa judicial pelo nome do smartphone acontecerá no início do próximo mês, de 2 a 12 de junho. A Gradiente é uma empresa brasileira de eletroeletrônicos fundada em 1964. Ela ganhou destaque nas décadas de 70 e 80 ao atender o mercado de produto sofisticados. Em 2000, a empresa registrou seu smartphone como “Gradiente iphone”, mas o pedido só foi aceito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no dia 2 de janeiro de 2008. Praticamente 1 ano antes, a Apple havia lançado o 1º iPhone, no dia 9 de janeiro de 2007. O smartphone da gigante estadunidense começou a ser vendido no Brasil no dia 26 de setembro de 2008. Em 2012, a Apple entrou com processo contra a Gradiente e o Inpi reividicando o uso do nome “iPhone” no Brasil. Desde então, as 2 empresas entraram em diversas disputas pela marca, sempre resultando na vitória da estadunidense.
STF irá decidir quem terá direito de usar marca iPhone no Brasil




Relacionadas
Jogador Razan Sijaa, do time sub-18 do Caracas FC, e família morrem durante terremotos na Venezuela
Após desabafo que emocionou o Brasil, Pablo Marçal manda helicóptero buscar trabalhador que disse que “até carne moída virou luxo”
Medalista Gabriela Orfao morre vítima dos terremotos na Venezuela