Reuters – Um tribunal de comércio dos Estados Unidos bloqueou a maior parte das tarifas do presidente Donald Trump em uma decisão abrangente, nesta quarta-feira (28), que considerou que o presidente excedeu sua autoridade ao impor taxas gerais sobre as importações de parceiros comerciais do país. A Corte de Comércio Internacional afirmou que a Constituição dos EUA dá ao Congresso autoridade exclusiva para regular o comércio com outros países, que não é anulada pelos poderes emergenciais do presidente para proteger a economia norte-americana.
“O tribunal não se pronuncia sobre a sabedoria ou a provável eficácia do uso de tarifas pelo presidente como alavanca”, disse um painel de três juízes na decisão de emitir uma liminar permanente sobre as ordens tarifárias gerais emitidas por Trump desde janeiro. “Esse uso é inadmissível não porque seja insensato ou ineficaz, mas porque [a lei federal] não o permite.”
Os mercados exaltaram a decisão. O dólar avançou após o parecer do tribunal, subindo em relação a moedas como euro, iene e franco suíço em particular. Os futuros de Wall Street dispararam e as ações na Ásia também deram um salto. Os juízes também ordenaram que o governo emita novas ordens refletindo a liminar permanente no prazo de 10 dias. Minutos depois, o governo apresentou uma notificação de apelação e questionou a autoridade do tribunal.
Relacionadas
Governo aprova 54 mulheres em situação de violência doméstica para Aluguel Social
Os Novos Comendadores: Conheça os Líderes que unem Lucro, Propósito e Patriotismo.
Frigoríficos de Goiás iniciam paralisação de embarques de carne para os EUA