Trump manda soltar da prisão o ex-deputado George Santos que é filho de brasileiros

O polêmico ex-deputado e filho de brasileiros, George Santos foi solto de uma prisão em Nova Jersey na noite de sexta-feira (17). A informação foi confirmada pelo jornal americano The New York Times.

Santos foi condenado a sete anos de prisão pelas acusações de roubo de identidade agravado e fraude eletrônica decorrentes de atividades durante sua campanha de meio de mandato em 2022, o que o levaram à sua expulsão do Congresso.

Ele estava cumprindo a pena na Instituição Correcional Federal em Fairton, no sul de Nova Jersey, de acordo com o Departamento Federal de Prisões.

O ex-deputado saiu mediante uma ordem do presidente americano Donald Trump, que comutou a sentença. Na rede social Truth Social, ele escreveu que “George Santos era um ‘bandido’, mas há muitos bandidos em todo o país que não são forçados a cumprir sete anos de prisão”.

“George está em confinamento solitário há longos períodos e, segundo todos os relatos, tem sido terrivelmente maltratado. Por isso, acabei de assinar uma Comutação, libertando George Santos da prisão, IMEDIATAMENTE. Boa sorte, George, tenha uma ótima vida”, acrescentou o presidente americano.

O caso George Santos – breve cronologia

2022: George Santos é eleito deputado por Nova York após campanha marcada por mentiras sobre formação acadêmica e experiência profissional.

2023: Escândalos de falsidade e fraude vêm à tona; Santos é expulso da Câmara dos Deputados dos EUA.

Abril de 2024: Justiça determina que ele se apresente até julho para começar a cumprir pena de sete anos de prisão.

Julho de 2024: Ex-deputado é preso e transferido para uma penitenciária federal.

Outubro de 2025: Donald Trump concede perdão presidencial, ordenando a libertação imediata de Santos.