Uber considera “inaceitável” agressão a jovem ocorrido em Anápolis

O motorista de aplicativo que agrediu hoje (26) um jovem a pauladas em Anápolis, após uma das passageiras vomitar em seu veículo, usava um nome diferente do seu. Na plataforma da UBER, o motorista é identificado pelo nome de Marcos, sendo que seu nome correto é Henrique Fernandes da Silva, com passagens pelo presídio pela Lei Maria da Penha. Henrique estava também com sua CNH vencida, e pode ter falsificado documentos para conseguir trabalhar na UBER, já que a plataforma exige antecedentes criminais, e obrigatoriedade da CNH em dias. Após a imagem do motorista ser divulgada nas redes sociais, várias pessoas relatam terem passado situação semelhante com o mesmo motorista.

Nota do Uber

“A Uber considera inaceitável o uso de violência. Esperamos que motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente as autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados. Este tipo de comportamento configura uma violação aos termos de uso da plataforma e o motorista teve sua conta desativada. A empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei.

Segurança é prioridade para a Uber, que está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível e está constantemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes. Através da ferramenta U-check, a Uber possui um contrato com o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, para confirmar as informações cadastrais dos motoristas parceiros e candidatos a motoristas e de seus veículos, em tempo real, a partir das informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), com a autorização do Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito. As fotos dos motoristas também são verificadas digitalmente, com um software especialmente desenvolvido para isso, denominado Datavalid, que compara as imagens fornecidas pelo condutor com as arquivadas pela autoridade de trânsito, a fim de prevenir fraudes.

Vale destacar ainda que no processo de cadastramento para utilizar o aplicativo da Uber, todos os motoristas parceiros passam por uma checagem de apontamentos criminais realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos pelo próprio motorista e com consentimento deste, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o País em busca de apontamentos criminais, na forma da lei. A Uber também realiza rechecagens periódicas dos motoristas a cada 12 meses.

Além disso, a Uber utiliza uma ferramenta de “verificação de identidade em tempo real”, chamada U-Selfie. De tempos em tempos, o aplicativo pede, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line, para ajudar a verificar se a pessoa que está usando o aplicativo corresponde àquela da conta que temos no arquivo. Isso ajuda a prevenir fraudes e protege as contas dos condutores de serem comprometidas.
Informações complementares:

Também temos implantado a detecção automática de linguagem imprópria nas mensagens que são enviadas no bate-papo do aplicativo. Palavras que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original.

Durante a viagem, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma. O recurso, permite que usuários e motoristas parceiros possam compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem, além de oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, esse recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. O projeto expandiu à capital, depois de passar por testes na Baixada Fluminense, e reproduz uma integração que a Uber já faz com os serviços de atendimento a emergências em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e 29 estados do México.

Todos que se cadastram para ter uma conta da Uber – sejam usuários ou parceiros – também precisam seguir o nosso Código de Conduta. Ele se baseia em três pilares: tratar todas as pessoas com respeito, não colocar a segurança dos demais em risco e o compromisso de obedecer à lei. Violações a esses princípios ou ao termos acordados podem levar à desativação.

A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.

Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio também em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero.

Vale ressaltar ainda que a Uber possui uma equipe especializada e está sempre à disposição para colaborar com as autoridades e possui um portal exclusivo para solicitação de dados no caso de investigações ou processos de persecução criminal, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no País, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados.

Informações de apoio:

A Uber tem a segurança como prioridade e instalou no Brasil o seu primeiro Centro de Desenvolvimento Tecnológico na América Latina, com foco em segurança, num investimento de R$ 250 milhões. Esse centro, em conjunto com os times de operações, trabalha permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos buscando tornar as viagens cada vez mais seguras.

Por meio do botão Recursos de Segurança (escudo azul que aparece no app),é possível acessar todas as funções de segurança da plataforma. Ao longo do trajeto, usuários e motoristas parceiros podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem.

Ainda nesse botão também é possível acionar o recurso de gravação de áudio. Tanto o usuário quanto o motorista parceiro, têm a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio. Tanto nesse caso, como no de vídeo, os conteúdos ficam armazenados de forma criptografada e não podem ser acessados nem pelo parceiro nem pelo usuário – só pela Uber, caso haja um relato de segurança. Esses materiais também podem ser compartilhados com autoridades policiais, dentro dos trâmites legais.

E mesmo depois que uma viagem termina, ainda existem recursos de segurança atuando. Todas as viagens são registradas por GPS. Isso permite que, em caso de necessidade, nossa equipe especializada possa dar suporte, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.

Pedimos que usuários e motoristas se avaliem e temos uma equipe que monitora essas informações e pode banir da plataforma usuários ou motoristas que tiverem uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos e condições de uso ou o código de conduta da comunidade como, por exemplo, comportamento inapropriado ou perigoso. O time de suporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana pelo aplicativo e analisa caso a caso cada registro.”