A farmacêutica americana Pfizer anunciou, nesta quinta-feira (26), que assinou acordo com a empresa Eurofarma para a produção de sua vacina contra a Covid-19 no Brasil.
O contrato prevê que os imunizantes sejam fabricados no país a partir do início do próximo ano. Os insumos serão distribuídos pelo laboratório dos Estados Unidos e as vacinas terão destino os países latinos.
A Pfizer será a terceira empresa a fechar acordo de produção com o Brasil, as vacinas Coronavac, produzidas em conjunto com o laboratório chinês Sinovac e o Butantan, bem como a AstraZeneca, fruto da parceria da brasileira Fiocruz e a Universidade de Oxford.
A Eurofarma comunicou a estimativa otimista para a produção em solo brasileiro, “em plena capacidade operacional, a produção anual deverá exceder 100 milhões de doses”.
Já o presidente da Pfizer, Albert Bourla, informou que a fabricação e distribuição local do imunizante deve oportunizar o acesso de mais pessoas à vacinação contra a Covid. “Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos, nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina”.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão