Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. Ele é um dos bens de consumo mais desejados e ninguém pode negar que também é um item bastante útil. Afinal, as pessoas precisam se locomover. E quanto mais prático e confortável for, melhor. Mas os carros também causam vários problemas para o meio ambiente. Ainda mais em um mundo onde cada vez mais automóveis estão na rua e isso acaba virando um problema em grande escala.
Mesmo que o aumento da quantidade de carros possa ser um problema, ele ainda é um objeto de desejo. E uma coisa, que sempre ficou no imaginário geral das pessoas, desde várias décadas passadas, é o sonho do carro voador.
Desenhos e filmes sempre nos mostraram que, no futuro, esses carros seriam uma realidade. Geralmente, a linha do tempo dizia que, nos anos 2000, isso seria uma realidade para todos. Conforme fomos avançando no tempo, vimos que essa realidade era mais difícil de se alcançar, do que como víamos nas obras ficcionais.
Mas isso não quer dizer, que tentativas não foram feitas, para tentar chegar a esse tão sonhado carro voador. O sonho de que um dia vamos conseguir andar várias distâncias com carros que conseguem fazer decolagem e pouso vertical (VTOL) está bem vivo na cabeça de todos.
O voo foi feito na manhã de segunda-feira dessa semana, e Klein convidou vários repórteres para assistir. Ele disse que a experiência foi “normal” e “muito agradável”.
Para que o carro se transforme em uma aeronave ele só precisa de dois minutos e 15 segundos. As asas estreitas se dobram nas alterais do carro. No ar, esse carro voador atingiu uma velocidade de 170 quilômetros por hora. Ele consegue transportar duas pessoas e tem o limite de peso de 200 quilos.
Ao contrário dos outros protótipos de drone-táxi que existem, esse carro não consegue decolar e pousar verticalmente. Ele precisa de uma pista de decolagem e aterrissagem.
Existe uma expectativa bem grande sobre esse novo mercado de carros voadores. Isso pode ser visto, por exemplo, na previsão que Morgan Stanley, um banco de investimentos, fez em 2019. Eles disseram que esse setor poderia alcançar um valor de 1,5 trilhão de dólares em 2040.
Em um evento da indústria, Michael Cole, presidente-executivo da Hyundai Motors Europe, chamou esse conceito de carro voador de “parte do nosso futuro”. E eles são considerados como uma solução potencial para os problemas de infraestrutura de transporte.
A Klein Vision, empresa que está por trás do AirCar, disse que seu protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou menos de dois milhões de euros, o que é aproximadamente 11 milhões de reais.
Segundo Anton Rajac, consultor e investidor da Klein Vision, se a empresa conseguisse atrair mesmo que uma pequena porcentagem de vendas globais de companhias aéreas ou táxis ela teria um sucesso enorme.
Relacionadas
Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
Governo federal apresenta PEC da Segurança Pública aos estados
Goiás Social itinerante atenderá população do Caminho de Cora