Embora arremetidas sejam um procedimento normal na aviação e visem à segurança dos voos, é incomum no Brasil ver cinco aviões desistindo do pouso em sequência e, mais curioso, todos eles da mesma companhia aérea. A situação, no entanto, foi registrada no dia 14 de dezembro em Guarulhos.
Em um vídeo compartilhado pelo canal do YouTube SBGR Live, que mantém câmeras ao vivo apontadas para o maior aeroporto do país, é possível acompanhar o momento em que os voos G3-1391 (vindo de Vitória), G3-1113 (Maringá), G3-1093 (Rio de Janeiro), G3-1267 (Navegantes) e G3-1125 (Curitiba) arremetem na sequência um do outro ao tentarem pousar na pista 27L. O primeiro piloto relata ao controlador que há um forte vento de cauda.
Vento de cauda é aquele que sopra na mesma direção que aquela em que o objeto (avião) está se movendo, em relação à superfície da terra. Tal situação aumenta a velocidade do avião em relação ao solo, podendo resultar numa aproximação desestabilizada, que foi o que aconteceu. Aviões decolagem e pousam, preferencialmente, contra o evento, o que lhes garante mais controle e sustentação.
Mais tarde no vídeo, é possível ver o controlador informando a uma piloto da Atlas Air que o vento realmente estava numa direção mais propícia a operações na cabeceira 09, fazendo com o que o jato americano inicie o trajeto de volta para decolar do lado oposto.
Uma arremetida é normal e é a manobra executada por uma aeronave durante a aproximação para pouso (i) quando não obtiver condições visuais na altura crítica do problema de descida; (ii) quando, por motivo de segurança, desejar ou for ordenada nova aproximação.
Toda a ação e as cinco arremetidas podem ser vistas no vídeo abaixo, incorporado do canal SBGR Live.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
DENZEL WASHINGTON É BATIZADO E ORDENADO PASTOR NA IGREJA NOS EUA
Irã está no escuro após ataque de Israel
Queda de ponte entre Maranhão e Tocantins deixa 2 mortos e 6 desaparecidos