VÍDEO: repórter é atingida por bala de borracha em entrada ao vivo

Uma repórter australiana foi atingida por uma bala de borracha enquanto cobria os protestos de Los Angeles, nos Estados Unidos.

No domingo (8), Lauren Tomasi fazia uma entrada ao vivo no canal australiano “9news” para reportar a situação dos protestos quando foi atingida na perna. Seu cinegrafista registrou o momento: ela estava de costas para um cordão de policiais, quando um dos agentes olhou para ela, apontou sua arma e disparou.

“Lauren e seu cinegrafista estão bem e continuarão seu trabalho essencial cobrindo esses eventos. Esse incidente é um lembrete claro dos perigos inerentes que os jornalistas podem enfrentar ao cobrir protestos na linha de frente, reforçando a importância do papel que desempenham ao fornecer informações vitais”, disse a emissora australiana em comunicado.

Protestos contra batidas de agentes de imigração do governo do presidente Donald Trump eclodiram em Los Angeles durante o final de semana. O protesto foi crescendo e a tensão aumentou após a chegada de homens da Guarda Nacional enviados por Trump. Los Angeles tem forte presença de comunidades latinas.

Violência, destruição e prisões

Cidades da Califórnia enfrentam três dias de confrontos entre autoridades e manifestantes contra as políticas de imigração do governo de Donald Trump. Dezenas de pessoas já foram presas nos atos que rapidamente se tornaram violentos nas ruas de Los Angeles, epicentro dos protestos.

No domingo (8), a Casa Branca chegou a enviar cerca de 2 mil soldados das tropas da Guarda Nacional dos Estados Unidos após ordem da presidência para reprimir os protestos “contra grandes invasões de imigrantes”, segundo informou o Comando Norte. O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, contrariou a medida, argumentando que iria processar o governo federal pela ação sem seu consentimento.

O “czar da fronteira” de Trump, Tom Homan, afirmou à emissora NBC News no sábado que continuaria com as operações de imigração em Los Angeles, apesar da oposição dos governantes democratas, alertando que qualquer pessoa que obstruísse a fiscalização, incluindo eles, poderia ser presa. Em resposta, Newsom desafiou Homan em uma entrevista à MSNBC, dizendo no domingo: “Ele sabe onde me encontrar”.

De acordo com o jornal The New York Times, policiais usaram gás lacrimogênio e outras munições não letais para conter os manifestantes, enquanto eles atiravam fogos de artifício e pedras em viaturas policiais, incendiando alguns veículos que estavam no local.