Parlamentar agora trabalha em Brasília para a realização do encontro e, a partir dele, trabalhar deliberações para pausar a expansão da doença
Nesta terça-feira (11), foi confirmado o terceiro óbito em decorrência da Dengue, no Rio Grande do Sul, durante o ano de 2023. O Deputado Federal Pedro Westphalen, 3º vice-presidente da Comissão de Saúde, levou a pauta para a sessão de quarta-feira (12). Durante o momento de fala, Westphalen relatou a preocupação e solicitou apoio para um debate com dados e devidas evoluções através de políticas públicas para estancar o problema.
“A Dengue hoje, segundo a Organização Mundial, é uma ameaça mundial de uma pandemia. Aqui no Distrito Federal e Goiás são os locais que mais têm dengue. Ontem (11), no Rio Grande do Sul, morreu mais uma pessoa com a doença. Essa audiência pública temos que priorizar para tratar este tema sanitário que tem alta gravidade”, declarou Westphalen.
A Dengue no RS
De acordo com dados do Governo do Estado do RS, são 4.674 casos confirmados da doença, dos quais 4.262 são autóctones, ou seja, o contágio aconteceu dentro do Estado. Os demais casos são importados, quando residentes do Estado foram infectados em viagem a outro local. No ano passado, foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 mortes em virtude da doença em 2022.
A Dengue no Brasil
Segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue, publicado pelo Ministério da Saúde
em janeiro deste ano, há dados alarmantes sobre a incidência e impacto da doença no
Brasil, em que merecem destaque os seguintes pontos:
• o Brasil ultrapassou o número de mil mortes por dengue em 2022. O total é o maior na série histórica dos últimos 10 anos: o recorde anterior era de 2015, com 985 óbitos provocados pela infecção;
• Foram registrados 1.450.270 casos de dengue em 2022, o que leva a uma taxa de incidência de 679,9 casos a cada 100 mil habitantes — um salto de 162,5% em relação ao mesmo período de 2021. Brasília e Goiânia despontam como as cidades com maiores números de diagnósticos.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão