Uma imagem feita por satélite da Serra de Caldas Novas, localizada no região sul de Goiás, foi publicada pelo perfil da Nasa nas redes sociais. De acordo com a agência espacial americana, a imagem foi registrada pelo Landsat 9, que realiza estudos sobre terrenos e recursos naturais.
“A parte oval escura é a Serra de Caldas, um planalto de 300 metros acima da paisagem, na parte central do Brasil. O planalto é coberto inteiramente por Cerrado, um ecossistema rico com savana e pasto, que abriga espécies como a seriema-de-perna-vermelha e pequizeiro”, afirmou a agência na publicação.
O local foi fotografado no dia 19 de maio deste ano, mas a imagem foi publicada pelo perfil da Nasa somente na segunda-feira (16). O satélite responsável pelo registro foi lançado em 2021 e está em órbita a uma altitude de 705 km, viajando a 26 mil km/h, de acordo com a agência.
O Parque estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), onde fica a montanha, tem 12,3 mil hectares e é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Localiza-se nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, e compreende não somente o topo da serra em que se situa, mas também suas “cristas”, fraldas e encostas.
O parque foi criado pela lei 7.282 de 25 de setembro de 1970. A serra de Caldas Novas, que fica nos limites do Pescan, constitui-se em uma das mais importantes áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais da região de Caldas Novas e Rio Quente, que por sua vez impulsiona as potencialidades turísticas da região.
Relacionadas
Texas: Irmãs que morreram em enchente foram achadas de mãos dadas
Netanyahu diz ter recomendado Trump para receber Nobel da Paz
Prefeito Sandro Mabel projeta expansão de metronização para outras linhas de ônibus