O Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (Sea-Tac) pode ter que desembolsar até US$ 78 milhões adicionais para consertar um erro de projeto com a nova Instalação de Chegadas Internacionais (IAF). O projeto de construção de US$ 1 bilhão foi planejado para quase dobrar o número de portões para aeronaves de fuselagem larga, mas as autoridades agora acreditam que a instalação só pode lidar com 16 aeronaves por vez.
Em uma carta dura à empresa responsável pelo projeto, o Porto de Seattle disse que o fracasso na configuração poderia custar “dezenas ou centenas de milhões de dólares” ao longo da vida útil do projeto. A IAF possui a passagem aérea de pedestres mais longa do mundo, bem como um novo grande salão que substituiu uma alfândega e sala de coleta de bagagem.
No entanto, a autoridade portuária só percebeu após a conclusão da construção que aeronaves widebody como o Airbus A330, o Boeing 777 e o 787 Dreamliner, usados regularmente em voos internacionais de longa distância, não cabiam em quatro dos portões da nova instalação. Uma solução sugerida envolveu estacionar aviões em diagonal, enquanto outra exigia mover escadas rolantes e elevadores, ambas com um custo estimado de dezenas de milhões de dólares.
Um porta-voz da administração do aeroporto disse ao Oregon Live que eles estão trabalhando “agressivamente” para resolver as deficiências, embora nenhum plano tenha sido finalizado. A autoridade portuária espera que os contribuintes não sejam responsabilizados por qualquer correção que possa ser necessária.
Fonte: Aeroin
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