O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta 6ª feira (19.fev.2021) que substituirá o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo em seu perfil no Facebook.
“O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, afirma a postagem de Bolsonaro, com cabeçalho atribuído ao Ministério de Minas e Energia.
Bolsonaro acha que a estatal tem sido conduzida de maneira errática por causa dos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. O litro do diesel nas refinarias acumula alta 27,72% em 2021 e tem irritado os caminhoneiros, que tradicionalmente apoiam o presidente.
Para o entorno de Bolsonaro, Castello Branco teria cometido improbidade administrativa por ter “desenhado” da categoria, que reclamavam de aumento do preço do diesel em janeiro, ainda sob a pressão da ameaça de greve.
A gota d’água para a troca foi o reajuste da Petrobras na 5ª feira, de 14,7% no diesel e de 10% na gasolina. Foi o 4º aumento do ano.
Mais cedo, Bolsonaro havia sinalizado mudanças na Petrobras. Sem especificar quais seriam, disse que “jamais” iria interferir na estatal e em “sua política de preço”, mas pediu transparência.
O mercado financeiro interpretou com receio as declarações do presidente. As ações da estatal tiveram forte queda ao longo do dia. As ordinárias caíram 7,92%, e as preferenciais, 6,63%. O valor de mercado da empresa caiu R$ 28,2 bilhões de 5ª feira (18.fev) para 6ª feira (19.fev).
Relacionadas
Em derrota para Haddad, Planalto revoga norma sobre fiscalização do Pix
Zé Felipe se revolta com vídeo sexual de Virginia feito por IA
Menina de 4 anos é assassinada pela irmã mais velha em SC