‘Fachin tem forte ligação com PT’, diz Bolsonaro após decisão sobre Lula

O presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), anulando os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a decisão, Lula se torna o maior rival do presidente nas eleições de 2022.

“O ministro Fachin tinha forte, sempre teve uma forte ligação com o PT. Então, não nos estranha uma decisão nesse sentido. Mas, obviamente, é uma decisão monocrática, mas vai ter que passar pela turma, não sei, ou pelo plenário para que tenha a devida eficácia”, afirmou Bolsonaro.

A declaração foi dada durante entrevista à CNN Brasil em frente ao Palácio da Alvorada.

“Agora, todo mundo foi surpreendido com isso daí. Afinal de contas, as bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade. Você pode até supor, né, a questão do sítio em Atibaia, do apartamento, mas você tem coisas dentro do BNDES, que o desvio chegou na ordem de meio trilhão de reais com obras fora do Brasil”, completou o presidente.

Bolsonaro também comentou o impacto da decisão no mercado. “Você pode ver: a bolsa já foi lá pra baixo e o dólar lá em cima. Agora espero que a turma do STF restabeleça o julgado.”