O ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro (PL) Gilson Machado deixou a prisão, em Pernambuco, na noite desta 6ª feira (13.jun.2025), depois de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele havia sido preso pela PF (Polícia Federal) nesta manhã sob a suspeita de tentar obter um passaporte português no Consulado de Portugal no Recife (PE) para o ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, em maio de 2025.
Machado saiu do Cotel (Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, por volta das 23h desta 6ª feira, com destino a sua casa no bairro de Boa Viagem, na capital pernambucana.
De acordo com a decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, Gilson Machado fica proibido de se comunicar com outros investigados no processo. Dentre as medidas cautelares impostas também estão o cancelamento do passaporte e a proibição de se ausentar da comarca. O descumprimento das medidas alternativas implicará em decretação de prisão.
Na 3ª feira (10.jun.2025), a PGR (Procuradoria Geral da República) solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de um inquérito para investigar Machado. Segundo o órgão, uma investigação da PF teria encontrado no celular de Cid arquivos que mostrariam uma tentativa anterior de obtenção da cidadania portuguesa em janeiro de 2023.
O filho do ex-ministro, o vereador Gilson Machado Filho (PL-PE), se disse aliviado com a notícia. Eis a íntegra da nota:
“Recebo com alívio a notícia da soltura do meu pai, Gilson Machado, ex-ministro do Turismo do Brasil. A decisão do Ministro Alexandre de Moraes, autorizada a pedido da Procuradoria-Geral da República, é uma resposta àqueles que sempre acreditaram na sua honestidade, na sua história e na sua vida dedicada ao nosso país.
“Agradeço a todos que oraram, enviaram mensagens de apoio e não se calaram diante de tamanha injustiça. Meu pai é um homem íntegro, trabalhador, que jamais se escondeu ou temeu prestar contas de seus atos.
“Seguimos firmes com a verdade, com a cabeça erguida e a consciência tranquila
“Gilson Machado Filho”.
Relacionadas
Texas: Irmãs que morreram em enchente foram achadas de mãos dadas
Netanyahu diz ter recomendado Trump para receber Nobel da Paz
Prefeito Sandro Mabel projeta expansão de metronização para outras linhas de ônibus