O Hamas divulgou nesta sexta-feira (24/1) os nomes de quatro reféns israelenses que serão soltas neste sábado (25/1) perante o acordo de cessar-fogo de Gaza.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou ter recebido a lista por meio de mediadores do acordo, mas não foi informado se as reféns pertencem ao Exército.
O porta-voz das Brigadas Izzeldeen al-Qassam, Abu Ubaida, informou que as próximas reféns a serem libertadas são Karine Ariev, Daniella Gilboa, Liri Albag e Naama Levy.
Na segunda-feira (20/1), o Hamas havia anunciado a liberação do segundo grupo de reféns. Israel confirmou a previsão no domingo (19/1) por meio do porta-voz militar Daniel Hagari.
Como parte do acordo, Israel deverá libertar até 250 palestinos no mesmo dia. A negociação prevê a soltura de 30 a 50 prisioneiros palestinos para cada refém devolvido e a suspensão dos bombardeios e incursões militares na Faixa de Gaza.
No último fim de semana, o Hamas entregou as primeiras reféns: duas israelenses e uma britânica com cidadania israelense, totalizando três entre os 33 previstos.
O acordo, assinado na última semana, estava previsto para começar às 8h30 de domingo (19/1), no horário local (3h30 em Brasília). Porém, após atrasos na divulgação dos nomes por parte do Hamas, Israel adiou o anúncio por quase três horas.
Por volta das 12h (horário de Brasília), veículos de imprensa israelenses noticiaram que as reféns estavam sob custódia da Cruz Vermelha.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Escritório Demóstenes Torres inocenta portal de Notícias CANAL GAMA e seus titulares Luiz Gama e Eni Aquino
Gestão do prefeito Vilela inaugura primeiro Centro de Castração PET público de Aparecida
Papa Leão XIV grava vídeo e manda mensagem a brasileiros; assista