O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) lança, neste mês de outubro, a Campanha Heróis da Notificação. A ação é para sensibilizar os profissionais assistenciais do Hugol sobre a importância da identificação, notificação e cuidados nos casos de violência contra pacientes pediátricos.
Segundo dados da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), no ano de 2023, 2.677 crianças foram vítimas de negligência, 1.293 foram vítimas de violência sexual, e 771 foram vítimas de violência física. Os dados são referentes a crianças de 0 a 9 anos, de ambos os sexos.
“Os números são altos e preocupantes. Por ser o maior hospital do estado, o Hugol recebe crianças em situação de vulnerabilidade todos os dias, daí a importância de sensibilizar os nossos profissionais e proteger o máximo de crianças possíveis”, afirmou o diretor geral da unidade, Guillermo Sócrates.
Heróis da Notificação
A campanha de sensibilização realizada no Hugol, demonstra que os profissionais têm um papel fundamental no cuidado e proteção das crianças em situação de vulnerabilidade, sendo verdadeiros “heróis” na vida de crianças que sofrem algum tipo de violência.
Colaboradores vestidos de super-heróis abordam colegas e entregam material informativo sobre a importância da notificação e como realizá-la na unidade.
“Todos os colaboradores já receberam o treinamento padrão para realizar notificações compulsórias. Entretanto, essa é uma forma de abordar os colaboradores de maneira lúdica e educativa, para que eles realmente se sintam pertencentes ao processo”, explicou o técnico de enfermagem Maurício da Fonseca, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH).
Por meio da notificação de casos de violência infantil, é possível acionar a rede de proteção e de garantia de direitos, bem como proporcionar uma linha de cuidado para atenção integral à saúde daquela criança.
“A notificação compulsória é uma responsabilidade de todo profissional de saúde, é um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções”, afirmou o técnico.
Sobre a campanha
O conceito criativo da campanha se baseia em transformar os profissionais assistenciais do Hugol em super-heróis, cada um representando um papel essencial na proteção das crianças atendidas. O visual dos heróis é inspirado nos uniformes usados pelos profissionais, destacando suas funções: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e maqueiros.
- Médico: Guardião Vital (Uniforme azul claro) Protetor da vida e da saúde, ele combate o mal-estar e restaura a vitalidade dos pacientes.
- Enfermeiro: Cuidado Supremo (Uniforme salmão) Com um toque de cura e cuidado incessante, ele assegura que todos estejam em segurança.
- Técnico em Enfermagem: Força Protetora (Uniforme laranja) Sempre pronto para agir, garante a execução precisa das missões de cuidado com agilidade.
- Equipe Multiprofissional: Super Mente e Corpo (Uniforme amarelo) Une forças mentais e físicas, coordenando o bem-estar completo dos pacientes, tanto emocional quanto físico.
- Maqueiro: Velocidade Segura (Uniforme cinza) Um herói ágil, que transporta os pacientes com rapidez e segurança, garantindo que estejam sempre protegidos.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão