MC Poze do Rodo declara ser ligado ao Comando Vermelho

Investigado por apologia ao crime e por envolvimento com o tráfico de drogas, o MC Poze do Rodo, que foi preso ontem (29), afirmou para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ter ligação com a facção Comando Vermelho.

Toda pessoa que entra no sistema penitenciário fluminense precisa preencher uma ficha com informações básicas sobre a prisão. Um dos campos, “ideologia declarada”, diz respeito à facção à qual esse preso diz pertencer.

Não se trata de uma confissão de culpa: a fim de evitar conflitos, as cadeias do RJ também são divididas entre facções. Uma unidade, por exemplo, abriga só presos declarados do Comando Vermelho, longe das alas que recebem os rivais do Terceiro Comando Puro.

Há 9 opções na ficha:

  • Neutro — sem facção;
  • ADA — Amigo dos Amigos;
  • TCP — Terceiro Comando Puro;
  • CV — Comando Vermelho;
  • Milícia — qualquer grupo paramilitar;
  • federal ou estrangeiro;
  • servidor ativo;
  • ex-servidor;
  • LGBTQIA+.

Tumulto e “rolezinho” marcam apoio ao funkeiro

Na madrugada de hoje (30), a entrada da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio, foi palco de um tumulto promovido por grupos ligados a MC Poze. De acordo com a Seap, os manifestantes acreditavam que o cantor ainda estava custodiado na unidade e teriam tentado invadir o local.

O setor de Inteligência da pasta já havia identificado a possibilidade de mobilização e, de forma preventiva, acionou reforço da Polícia Militar. Por volta das 2h, o Grupamento de Intervenção Tática (GIT) foi mobilizado e conteve o tumulto com uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Ninguém ficou ferido, e a situação foi controlada.

Paralelamente, vídeos que circularam nas redes sociais entre a noite de ontem e a madrugada de hoje mostram um grupo de motociclistas realizando um “rolezinho” em apoio ao funkeiro. As imagens exibem camisetas com a frase “Liberdade Poze” e mostram os participantes trafegando em comboio pelas imediações da comunidade Camarista Méier, também na zona norte.

O cantor Oruam, amigo de Poze, publicou um vídeo com mensagem direcionada aos motociclistas: “Tropinha da moto, se prepara, só um sinal verde”.

Em resposta a esta manifestação, a Polícia Militar informou que equipes atuaram em operação para prevenir excessos e garantir a ordem pública. Durante a ação, seis motocicletas em situação irregular foram apreendidas e um homem foi encaminhado à delegacia. As abordagens ocorreram nas principais vias de saída da comunidade.