PL e Nikolas Ferreira convocam ‘Bloquinho 22’ na Paulista

PL e Nikolas Ferreira agendam ‘Bloquinho 22’ na Avenida Paulista

Com o objetivo de medir forças e engajar a militância para a reta final da corrida presidencial, o Partido Liberal (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira divulgaram um cronograma de mobilizações pelo país. A série de manifestações visa impulsionar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro ao Palácio do Planalto no segundo turno.

Atos começam na Avenida Paulista e seguem para Minas Gerais

O principal destaque da agenda é o chamado “Bloquinho 22”, agendado para o próximo domingo, 18 de outubro, a partir das 11h, no tradicional ponto de encontro político da Avenida Paulista, em São Paulo. O local é considerado pelas campanhas um termômetro essencial da temperatura eleitoral nas ruas.

No mesmo dia, às 16h, os apoiadores se reunirão em Belo Horizonte (MG). Nikolas Ferreira, reeleito como o deputado federal mais votado do país, será uma das principais vozes a liderar os atos em território mineiro. A mobilização se estenderá até 24 de outubro, véspera da votação, quando estão programadas caminhadas e passeatas no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora (MG).

Contraste com recente evento de campanha adversária

A convocação para a Avenida Paulista ocorre uma semana após o PT utilizar o mesmo espaço no domingo, 11 de outubro, em ato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A participação do petista gerou reações da chapa de Flávio Bolsonaro, que desmentiu declarações de Lula a respeito de supostas perdas de direitos de aposentados, fim do Bolsa Família, taxação do Pix e privatização do SUS.

Além da troca de acusações no campo retórico, a reunião governista registrou episódios de violência urbana. Foram notificadas depredações e pichações em estações de Metrô da região, somadas a dois boletins de ocorrência de agressões físicas e verbais contra mulheres no entorno da manifestação.

Expectativa de embate direto no debate televisivo

A reta final também deve ser marcada por um confronto inédito diante das câmeras. No próprio dia 24 de outubro, um debate presidencial está agendado pelo consórcio formado por TV Bandeirantes, BandNews TV, TV Cultura, TV Gazeta e Jovem Pan. Caso seja confirmado, representará o primeiro duelo cara a cara entre Flávio e Lula.

Ao longo do primeiro turno, os dois candidatos evitaram comparecer aos encontros promovidos pelas emissoras de televisão. Um evento previsto pela TV Globo em 1º de outubro acabou suspenso: Lula alegou conflitos de agenda na véspera, enquanto Flávio cancelou sua ida horas antes alegando censura judicial contra o canal, o que levou a emissora a cancelar a transmissão sessenta minutos antes do início previsto.