Quase 50 municípios goianos registraram apagão na madrugada de hoje (14), segundo a Equatorial. Em nota publicada nas redes sociais, a empresa informou que a falta de energia aconteceu por determinação do operador nacional para preservar a estabilidade do sistema diante de uma variação de frequência na rede nacional.
Além de Goiás, outros estados também foram afetados, mas o fornecimento de energia foi reestabelecido gradualmente.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga. Segundo a assessoria, a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões.
Mas por que isso aconteceu?
Quase todo o Brasil é coberto pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país.
São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de quase 180 mil quilômetros de linhas de transmissão.
Essas linhas permitem que a energia seja transferida de uma região para outra. Assim, a produção de uma usina hidrelétrica pode, por exemplo, ser enviada a um estado onde os reservatórios estão mais vazios por falta de chuva.


Relacionadas
Dino acompanha Moraes e vota contra recurso de Bolsonaro
Moradora se assusta ao ver serpente em cima do muro de casa em Inhumas
China libera compra de frango do Brasil 6 meses após caso de gripe aviária